PR: Seminário Alusivo ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças de Trabalho será realizado dia 26 de abril

18/04/2018

PR: Seminário Alusivo ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças de Trabalho será realizado dia 26 de abril

18/04/2018

O Seminário Alusivo ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças de Trabalho será realizado dia 26 de abril no Auditório do Ministério Público do Trabalho. Neste ano, o tema sugerido pela organização Internacional do Trabalho (OIT) é a Geração Segura e Saudável que aborda segurança e saúde dos trabalhadores jovens e o combate pelo fim do trabalho infantil. O Dia em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças de Trabalho, 28 de abril foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho  (OIT), em 2003 é também o Dia da Segurança e da Saúde nos Locais de Trabalho. No Brasil, todos os anos, são realizadas nesta data ações que objetivam alertar a sociedade sobre os acidentes e mortes relacionadas às más condições de trabalho.

O evento promovido pela FUNDACENTRO, Ministério Público do Trabalho, Tribunal Regional do Trabalho e Centro Estadual de Saúde do Trabalhador e demais instituições parceiras. No período da Manhã o tema abordado será Geração Segura e Saudável X Trabalho Infantil. A Vigilância em Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde alerta para algumas características de crianças e adolescentes que são incompatíveis com o trabalho fora da idade adequada. Seu sistema osteomuscular não é completamente desenvolvido, o que propicia deformações ósseas e dor na coluna vertebral. No sistema respiratório, sua ventilação pulmonar é reduzida, causando maior absorção de substâncias tóxicas.

A visão periférica é menor, provocando mais acidentes de trabalho. Há maior sensibilidade ao ruído, causando doenças auditivas. Essas e outras características validam a proibição do trabalho infantil, que compromete e coloca em risco a saúde – física e psíquica – e a vida dos trabalhadores precoces. Assim, impõe-se evidenciar os malefícios do trabalho infantil, especialmente em suas piores formas, e a necessidade da formulação de gestões e políticas públicas que assegurem a efetiva construção de uma “geração segura e saudável”.

Para debater esse tema os palestrantes convidados são: Rosemarie Diedrichs Pimpão, Desembargadora do Trabalho Gestora do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR); Rui Tavares, Auditor Fiscal do Trabalho Coordenador da Aprendizagem na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Paraná (MTE-PR) ; Luciana de Cerjat Bernardes Pereira da Cunha, Médica do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR), integrante do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT-PR.

E ainda Mariane Josviak, Procuradora Regional do Ministério Público do Trabalho da 9ª Região (MPT-PR) Representante do MPT-PR no Fórum da Aprendizagem do Paraná  e  Vice-Coordenadora da Coordinfância no Paraná;  Valéria Rodrigues Franco da Rocha, Juíza Titular da 13ª Vara do Trabalho de Curitiba, Gestora do Programa Trabalho Seguro do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR) e Professora de Pós Graduação e  Silvia Eufenia Albertini, Assistente social do Centro Estadual de Saúde do Trabalhador- CEST e Especialista em Saúde Pública Mestre em Serviço Social.

Saúde mental

No período da tarde será discutido as Percepções sobre os problemas de saúde mental relacionado ao trabalho: iniciativas para enfrentamento. A grande competição do mundo globalizado gerou instabilidade e incertezas econômicas, provocando, consequentemente, mudanças nos processos de trabalho que vieram a gerar uma acentuada deterioração das condições de trabalho, desencadeando uma mudança no perfil de adoecimento das classes trabalhadoras, delineando um aumento vertiginoso dos problemas de saúde mental.

Segundo o DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) a maior parte da luta sindical ainda tem como foco principal as questões salariais e de benefícios e, o conteúdo das cláusulas negociadas e reivindicações pouco se referem à saúde do trabalhador. A partir desse diagnóstico a instituição destaca a necessidade de se incorporar também as questões da saúde mental dos trabalhadores nessas pautas. O que se propõe debater neste painel são as iniciativas existentes para o enfrentamento do problema de saúde mental relacionado ao trabalho e, de que forma, coletivamente ou não, os diversos setores da sociedade afetados por esse problema, estão construindo ações preventivas, ou ainda, que sejam, ações corretivas.

Para debater o tema os convidados são: Mey Rose de Mello Pereira Rink, Pesquisadora da FUNDACENTRO Engenheira do Trabalho Especialista em ; Ana Rúbia Wolf Gomes, Pesquisadora da FUNDACENTRO Doutora em Psicologia; Sergio Ricardo Lazarini , Gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Volvo do Brasil, Médico do Trabalho pela ANAMT ; Elver Andrade Moront, Médico do Trabalho Mestre em Saúde Coletiva; Sidney Sato, Diretor de Administração do Sindicatos dos Bancários e Catia Yoshida, Coordenadora do SIASS e Especialista em Terapia Cognitiva Comportamental.

As inscrições para o Seminário são gratuitas e as vagas limitadas. Mais Informações no telefone (41) 3313-5200 ou clicando aqui.


Fonte: Simepar

whatsapp button