PR: Simepar participa da organização do Abril Verde
09/04/2018
PR: Simepar participa da organização do Abril Verde
09/04/2018
O Comitê Estadual de Investigação de Óbitos e Amputações Relacionados ao Trabalho do Paraná (CEIOART) realizou na última terça-feira na sede do Ministério Público do Trabalho reunião para organizar o Abril Verde. O encontro contou com a participação de representante do Simepar, Sindicatos de Trabalhadores, Ministério do Trabalho, Ministério Público do Trabalho, FUNDACENTRO, SUS – Centro Estadual de Saúde do Trabalhador, técnicos dos municípios da vigilância em saúde do trabalhador da 1ª Regional de Saúde de Paranaguá e municípios pertencentes a 2ª Regional de Saúde.
Abrindo a reunião, o técnico da FUNDACENTRO, José Marçal Jackson apresentou o Mapa de Método de Investigação de acidente de trabalho . Em seguida, Silvia Albertini, técnica do CEST (Centro Estadual de Saúde do Trabalhador) fez um relatório mostrando os dados de Acidentes de trabalho com crianças e adolescentes, inclusive apresentando mostrando um acidente de trabalho com adolescente em Balsa Nova – Descrição do acidente e medidas adotadas pela VISAT.
Os participantes da reunião definiram também as ações que serão realizadas nos municípios no dia 28 de abril – Dia em Memória às Vítimas de Acidente de Trabalho e Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho que neste ano se unem em uma campanha conjunta para melhorar a segurança e a saúde dos trabalhadores jovens e acabar com o trabalho infantil. A campanha conjunta tem como objetivo acelerar a ação para alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, e atingir a meta 8.8 de ambientes de trabalhos seguros para todos os trabalhadores até 2030 e atingir o objetivo de 8.7 de acabar com todas as formas de trabalho infantil até 2025.
Para conquistar estes objetivos, se exige um enfoque concentrado e integrado que promova uma cultura de prevenção em segurança e saúde que beneficie a próxima geração da força de trabalho de todo o mundo. Os 541 milhões de jovens trabalhadores de 15 a 24 anos, representam mais de 15 por cento da força de trabalho mundial e sofrem até 40 por cento mais de lesões ocupacionais não fatais a mais do que os trabalhadores adultos de mais de 25 anos.
Muitos fatores podem aumentar a vulnerabilidade das pessoas jovens e os riscos no trabalho, como o estágio de desenvolvimento físico e psicológico, a falta de experiência técnica e de treinamento, a limitada á consciência dos perigos relacionados ao trabalho e a falta de poder de negociação que pode levar aos trabalhadores jovens a aceitar tarefas perigosas e precárias condições de trabalho.
A campanha do Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho de 2018 destaca a importância vital de abordar estes desafios e melhorar a segurança e a saúde dos trabalhadores jovens, para promover o emprego juvenil decente, como também para vincular todos os esforços para combater o trabalho infantil.
O Sindicato dos Médicos no Estado do Paraná (Simepar) é um dos integrantes do CEIOART que funciona no estado há mais de 20 anos e tem como objetivo principal estabelecer uma rede estadual de vigilância de acidentes graves e fatais relacionados ao trabalho, incentivando a identificação, o conhecimento de suas causas e os fatores determinantes.