07/06/2018
07/06/2018
Nos dias 26 e 27 de junho, em Brasília, será realizado o XIII ENEM Encontro Nacional de Entidades Médicas que neste ano terá como eixos de discussão a formação médica, mercado de trabalho do médico e da assistência médica à saúde no Brasil. O evento irá acontecer no auditório da Associação Médica de Brasília.
O encontro deve reunir mais de 500 representantes das principais entidades médicas do país como Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR) e Federação Médica Brasileira (FMB). Também foram convidados os presidentes da Câmara dos Deputados, deputado Rodrigo Maia e o do Senado Federal, senador Eunício Oliveira.
Além da formação dos médicos e a situação do mercado de trabalho no país. O SUS (Sistema Único de Saúde) na avaliação do presidente do SIMEPAR, Mário Antonio Ferrari deverá ser um dos grandes temas a ser debatidos pelos participantes do ENEM, principalmente pela necessidade da adoção de novas políticas de financiamento do sistema, já que o governo vem sistematicamente diminuindo a destinação de recursos a saúde.
Os médicos, na opinião do presidente do SIMEPAR, precisam através de suas entidades representativas adotar cada vez mais um programa mínimo que resgate os valores éticos da medicina, visando atender a população desassistida e com dificuldade de acesso ao atendimento médico. “Precisamos resgatar as condições adequadas de trabalho para todos os trabalhadores da saúde e em especial com a remuneração adequada dos médicos, centrada no combate as contratações precárias e às terceirizações, bem como, a defesa de uma carreira pública digna”, explica o dirigente.
Para o presidente do SIMEPAR, os médicos devem se aglutinar em torno de um programa político mínimo que unifique a categoria em torno das entidades médicas e da sociedade civil organizada na defesa dos direitos de todos trabalhadores e em defesa de uma nova agenda socioeconômica de transformação e de combate às desigualdades e pela promoção do emprego de qualidade, da liberdade, democracia, soberania nacional e justiça social. “Fortalecer o Sistema Único de Saúde, com integralidade e universalidade, ampliando a oferta de serviços e garantindo o financiamento público; promover a política de saúde do trabalhador e de segurança no trabalho”, defende Mario Ferrari.
PROGRAMAÇÃO DO XII ENEM
Local: AMBR – Setor de Clubes Esportivos Sul, trecho 3, conjunto 6 – Brasília-DF.
DIA 26.06.2018
08h00 – Credenciamento
08h30 – Mesa de Abertura:
Carlos Vital Tavares Corrêa Lima – Presidente do CFM
Sen. Eunício Oliveira – Presidente do Senado Federal
Dep. Rodrigo Maia – Presidente da Câmara dos Deputados
Lincoln Lopes Ferreira – Presidente da AMB
Waldir Araújo Cardoso – Presidente da FMB
Jorge Sale Darze – Presidente da FENAM
Donizetti Dimer Giamberardino Filho – Conselheiro Federal do CFM e Coordenador da Comissão Nacional Pró-SUS
MANHÃ
09h15 às 10h00 – EIXO 1: Formação Médica
Moderador: Mauro Luiz de Britto Ribeiro – Vice-Presidente do CFM
Secretário: Maria José Martins Maldonado – Diretora Acadêmica da AMB
Relatoria: Leonardo Sérvio Luz – Conselheiro Federal do CFM
SUBTEMAS:
09h15 às 09h30 – Graduação Apresentador: Lúcio Flávio Gonzaga Silva – Conselheiro Federal do CFM
09h30 às 09h45 – Pós-Graduação Apresentador: Diogo Leite Sampaio – Vice-Presidente da AMB
09h45 às 10h00 – Exames de Avaliação para o Exercício Profissional Apresentador: Adhemar Dias de Figueiredo Neto – Presidente do Sindicato dos Médicos de Governador Valadares – FENAM
10h00 às 12h30 – Plenária de Delegados do ENEM
TARDE
14h00 às 14h45 – EIXO 2: Mercado de Trabalho do Médico
Moderador: Jorge Sale Darze – Presidente da FENAM
Secretário: Waldir Araújo Cardoso – Presidente da FMB
Relatoria: Alceu José Peixoto Pimentel – Conselheiro Federal Suplente do CFM
SUBTEMAS:
14h00 às 14h15 – Como o Mais Médicos Impacta o Mercado de Trabalho? Apresentador: Otávio Marambaia dos Santos – Membro da Comissão Nacional Pró-SUS – CFM
14h15 às 14h30 – Sistema Suplementar de Saúde Apresentador: Miyuki Goto – Coordenadora da CBHPM da AMB
14h30 às 14h45 – Prestação de Trabalho no SUS Apresentador: Carlos Edson Martins da Silva – Vice-Presidente da Academia Brasileira de Medicina Militar – FENAM
14h45 às 17h00 – Plenária de Delegados do ENEM
DIA 27.06.2018
MANHÃ 08h00 às 08h45 – EIXO 3: Assistência Médica à Saúde no Brasil
Moderador: Márcio Silva Fortini – Diretor de Atendimento ao Associado da AMB
Secretário: Sidnei Ferreira – Conselheiro Federal do CFM
Relatoria: José Fernando Maia Vinagre – Conselheiro Federal do CFM
SUBTEMAS:
08h00 às 08h15 – ANS e a Assistência Médica Apresentador: Emilio Cesar Zilli – Ex-diretor de Defesa Profissional da AMB
08h15 às 08h30 – Financiamento Apresentador: Salomão Rodrigues Filho – Conselheiro Federal do CFM 08h30 às 08h45 – Modelos de Gestão de Sistemas de Saúde Apresentador: Eduardo Santana – Ex-Presidente do Sindicato dos Médicos Goias, Ex-secretário geral da CONFEMEL- FMB
08h45 às 10h30 – Plenária com Delegados do ENEM
TARDE
10h30 às 12h30 – Plenária Final Moderador: Donizetti Dimer Giamberardino Filho – Coordenador da Comissão Nacional Pró-SUS – CFM
Secretário: Jorge Sale Darze, Waldir Araújo Cardoso, José Luiz Dantas Mestrinho
Relatoria: Equipe
12h30 às 13h00 – Encerramento
Fonte: Simepar