Reunião no CFM consolida a reunificação do movimento médico

14/12/2017

Reunião no CFM consolida a reunificação do movimento médico

14/12/2017

O presidente da FENAM, Dr. Jorge Darze, participou na manhã desta quarta-feira (13), da 12ª Sessão Plenária Ordinária do Conselho Federal de Medicina (CFM), em Brasília (DF). A reunião consolidou a reunificação do movimento médico nacional, em defesa da Saúde e dos médicos brasileiros. A pauta incluiu ainda a proposta já aprovada para o próximo Encontro Nacional das Entidades Médicas (Enem), em 2018 e a recomendação de que nos estados também ocorra  o encontro estadual das entidades médicas.

O presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Dr. Lincoln Lopes Ferreira, o presidente em Exercício do CFM, Dr. Mauro Luiz de Britto Ribeiro; o presidente da Federação Médica Brasileira (FMB), Dr. Waldir Cardoso e o presidente da Confederação Médica Ibero-Latina-Americana e do Caribe (Confemel), Dr. Florentino Cardoso também participaram da reunião, junto com os demais conselheiros federais, representantes dos estados. 

Em seu discurso, Dr. Darze destacou que espera que a unificação possa se constituir em um importante instrumento da luta dos médicos brasileiros. “Lutamos pelo resgate do exercício médico profissional, do ambiente de trabalho adequado, da justa remuneração, da defesa da residência médica contra a proliferação das escolas médicas e a qualidade do ensino, e também por uma boa assistência à população brasileira”, disse.

Veja o vídeo

O presidente da AMB, disse que o momento das entidades se organizarem é agora, tomando decisões que possam repercutir na vida profissional e lembrou ainda sobre a importância da Confemel, cuja representação dos médicos se dá na América Latina, Caribe e Ibero-América. “Temos um conjunto de colegas carentes de fundamentos éticos, que poderá gerar sequelas geracionais e se nos omitirmos poderemos chegar a um ponto irrecuperável. As entidades médicas têm que entender que aquilo que nós decidimos aqui, se reflete nas entidades internacionais”, esclareceu.

Para Dr. Florentino Cardoso, a reunificação trará ainda mais força para as instituições médicas. “Nosso desejo é que sempre possamos fazer mais pelas instituições e pelos profissionais. Tudo o que é realizado com seriedade, verdade e transparência, produz resultados importantes”, falou. 

 Dr. Waldir Cardoso, reconheceu que a divisão das instituições era prejudicial para a categoria médica. Ele destacou também o importante papel da Frente Parlamentar da Medicina. “Precisamos trabalhar juntos para enfrentar estes desafios”, finalizou. 
Ao fim do evento, Dr. Darze e os demais presidentes das instituições foram agraciados com  uma lembrança em homenagem aos 60 anos dos conselhos de medicina. 

Presidente da AMB visita sede da FENAM

 Na tarde de hoje, após a reunião, do CFM, Dr. Lincoln Lopes Ferreira,  visitou a sede da FENAM, acompanhado de Dr. Darze, do 1º secretário da FENAM, Dr. Antônio Geraldo, do diretor de Saúde Suplementar, Dr. Antônio José, o advogado da Luiz Buaz, e pelo presidente do Sindicatos dos Médicos do Governador Valadares, Dr. Adhemar Figueiredo. Nessa oportunidade foi iniciado um diálogo entre as duas entidades, com ênfase para os desafios dos médicos que atuam na saúde suplementar, além disso, foi   proposta uma agenda comum para a continuidade do debate de outros temas que afetam o trabalho médico. “Hoje, nós das instituições médicas, ratificamos os serviços de ações conjuntas, em prol da valorização do médico, das condições de trabalho, da carreira médica e do financiamento adequado que garantirá a todos o preceito constitucional de uma Saúde de qualidade”, destacou Dr. Lincon.  

 

Fonte: FENAM

whatsapp button