02/10/2017
02/10/2017
Prefeitura Municipal de Aracaju reduz quantitativo de médicos e piora atendimento na UPA Nestor Piva
Descaso e intransigência. É assim que a Prefeitura Municipal de Aracaju tem tratado a população. Com a diminuição no numero de médicos na UPA Nestor Piva, o atendimento que já era sofrido, com longas filas, irá piorar.
Em reunião com Sindimed, dia 29/8, na sede da SMS, ficou definido que seria mantido o quantitativo de médicos pela tarde (6 clínicos), com redução do efetivo pela manhã (5 clínicos). E, após à conclusão do processo seletivo, a escala retornaria ao normal, ou seja (6 clínicos tanto pelo turno da manhã, quanto da tarde). Porém, a SMS não cumpriu o acordado e de forma intransigente, diminuiu o quantitativo. Apesar da insistência do Sindimed em retomar as conversas com a SMS, esta não responde ao sindicato, mostrando total desprezo, e ainda publica a escala médcia do mês de outubro com o quantitativo reduzido.
A redução no número de médicos – de seis para cinco profissionais – traz como consequência imediata o aumento da sobrecarga já existente no atendimento nesses serviços, penalizando ainda mais os médicos e os demais membros das equipes de saúde e, principalmente, a população que busca assistência de urgência e emergência.
Desde o dia 15/9, o sindicato aguarda um posicionamento oficial por parte da secretária de saúde, Waneska Barbosa, que limitou-se a responder, informalmente, que estava aguardando os estudos que estavam sendo feitos pela coordenação da Rede de Urgencia e Emergencia, mas até esta data, 30/9, nehuma definição.
Preocupado com a situação , o Sindimed-SE vem à publico denunciar este descaso e dar à população que a piora no atendimento na UPA Nestor Piva é culpa exclusiva da prefeitura municipal de Aracaju.
Fonte: Sindimed-SE